Muitos pacientes chegam ao consultório acreditando que têm intolerância à lactose, por causa dos sintomas que apresentam, quando na verdade têm Síndrome do Intestino Irritável (SII).
Entretanto, existem diferenças importantes entre as suas causas e, principalmente, formas de tratá-las.
Na intolerância à lactose, o organismo não é capaz de digerir um tipo específico de substância: a lactose, um açúcar naturalmente presente no leite e nos seus derivados; os sintomas costumam aparecer entre 30 minutos e duas horas após a ingestão de leite ou de seus derivados.
A intolerância à Lactose tem um forte fator familiar. Algumas outras doenças também aumentam o risco desse tipo de intolerância, tais como: colite ulcerativa, Doença de Crohn, e Doença Celíaca.
Já na SII, as causas são outras, e têm uma conhecida correlação com a ansiedade. Alterações nos neurotransmissores, substâncias que fazem a comunicação e transferência de sinais entre o cérebro e os nervos periféricos, também atuam sobre a parede do intestino e têm papel relevante na síndrome.
A SII também pode causar constipação intestinal ou ter a sensação de que não consegue esvaziar completamente o intestino. Os sintomas podem mudar com o tempo, se agravar ou reduzir em intensidade.
Outra hipótese é a ocorrência da doença em pessoas que são especialmente sensiveis a gatilhos com certos tipos de comidas ou estresse.
O mesmo paciente pode apresentar as duas doenças, mas o tratamento é realizado de acordo com cada uma, já que são diferentes problemas.⠀