Pedra na vesícula (colecistopatia litíasica): Causas e sintomas

Imagem real de uma vesícula biliar aberta contendo cálculos.

A pedra na vesícula, também conhecida como colelitíase, é caracterizada pelo acúmulo de pedras (cálculos biliares) na vesícula biliar ou nos dutos biliares. Isso acontece devido a um desequilíbrio na concentração das substâncias que compõem a bile, líquido digestivo produzido pelo fígado e armazenado na vesícula.

Alguns casos de pedra na vesícula podem não ter sintomas, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdômen que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. A dor normalmente aparece meia hora após uma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui depois. Pode vir ou não acompanhada de febre, náuseas e vômitos.

Muitos fatores podem alterar a composição da bile e acionar o gatilho de formação de pedra na vesícula.

Hábitos alimentares inadequados, pouca ingestão de fibras, abuso de gorduras, sedentarismo, colesterol fora de controle, tabagismo, uso de pílulas anticoncepcionais para mulheres e problemas relacionados à obesidade, tais diabetes e hipertensão, além da própria genética, favorecem a mudança na composição e consistência da bile. Com isso, ocorre a precipitação de cristais de colesterol, o principal componente das pedras.

A crise de cólica persiste enquanto a pedra permanecer no duto. No entanto, muitas podem voltar para a vesícula ou serem empurradas para o intestino. Quando isso ocorre, a crise dolorosa diminui.

Quando o duto biliar permanece muito tempo obstruído por um cálculo, os tecidos ficam inflamados e ainda existe a possibilidade de o quadro se agravar em função da proliferação de bactérias nesse local.

É necessário consultar o especialista para diagnóstico e tratamento corretos.

👨‍⚕ iGastroProcto
🎯 Centro Médico do Ribeirão Shopping
🎯 Rua Coronel Fernando Ferreira Leite 1540
1º Andar – Clínica 2
☎ (16) 3512-1887
📲 (16) 98133-2247 – Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 pensamentos em “Pedra na vesícula (colecistopatia litíasica): Causas e sintomas”

Precisa de ajuda?