Pancreatite: o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento

Imagem ilustrativa demonstrando inflamação no pâncreas.

A pancreatite é uma inflamação do pâncreas que pode ser aguda ou crônica.

O pâncreas é um órgão localizado no abdômen, atrás do estômago e abaixo da caixa torácica. É especializado na produção de importantes enzimas e hormônios que ajudam a quebrar e digerir alimentos. Também produz insulina para moderar os níveis de açúcar no sangue.

A pancreatite pode ocorrer como pancreatite aguda – o que significa que aparece de repente e permanece por dias; ou pancreatite crônica, que ocorre ao longo de muitos anos.
Casos leves de pancreatite podem desaparecer sem tratamento, mas casos graves podem causar complicações potencialmente fatais.

Os sintomas da pancreatite aguda, geralmente, começam com dor abdominal na parte média ou superior esquerda do abdômen, podendo aumentar depois de comer ou deitar-se de costas; outros sintomas são: náuseas, febre, pulsação acelerada e desidratação.

Os sintomas de pancreatite crônica podem ou não incluir dor abdominal, pode haver sangramento, devido a anemia, problemas de fígado (icterícia), perda de peso, deficiências nutricionais, e incapacidade de produzir insulina, resultando em diabetes.

O diagnóstico de pancreatite (aguda e crônica) é feito de forma semelhante: anamnese (histórico do paciente), exame físico e vários testes podem ser solicitados.

Na presença dos sintomas, procure o gastroenterologista.

👨‍⚕ iGastroProcto
🎯 Centro Médico do Ribeirão Shopping
🎯 Rua Coronel Fernando Ferreira Leite 1540
1º Andar – Clínica 2
☎ (16) 3512-1887
📲 (16) 98133-2247 – Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?