Orientações sobre o balão intragástrico

Balão Intragástrico

Caro leitor, forneço agora algumas informações sobre o procedimento do balão intragástrico introduzido por endoscopia digestiva.

1. Em que consiste o método de colocação do balão intragástrico?

Trata-se de uma terapia minimamente invasiva, sendo um método temporário para induzir perda de peso. O método é baseado na colocação de um dispositivo (balão) no interior do estômago com auxílio de endoscopia digestiva alta. O balão é então preenchido gradualmente com uma solução de azul de metileno até completar o volume ideal (entre 400 a 700ml). O mecanismo de perda de peso da terapia com balão intragástrico é restritivo, além de promover sensação de saciedade.

2. Qual o material que é feito o balão intragástrico?

O balão é feito de silicone resistente contendo uma válvula radiopaca, por onde é injetado a solução de preenchimento (azul de metileno).

3. Qual o período máximo que o paciente pode permanecer com o balão?

O período preconizado é de 06 meses.

4. Para quem está indicado o dispositivo?

Está indicado para pacientes com Índice de massa corporal (IMC) acima de 27Kg/m2, entretanto, deverão ter um acompanhamento prévio por profissional habilitado (Nutrólogo, Endocrinologista, Gastroenterologista) que saberá as contra-indicações relacionadas ao método e o momento ideal para utilização quando indicado.

5. Quais os pacientes que mais se beneficiam do balão intragástrico?

Os pacientes com melhores respostas são aqueles que estão em acompanhamento
multidisciplinar regular, com preparo nutricional adequado durante todo o período em que o dispositivo irá permanecer no estômago, além de um preparo psicológico visando melhor aderência ao método.

6. Existe uma estrutura hospitalar mínima para colocação do balão intragástrico?

A colocação do balão intragástrico deverá ser feita preferencialmente em ambiente hospitalar ou clínicas que possuam esta estrutura, com recomendação da presença de um anestesista no momento do procedimento, visando aumentar a segurança, uma vez que envolve sedação para realização de endoscopia digestiva alta.

7. Como se faz o acompanhamento durante o método?

O paciente deverá fazer um acompanhamento periódico com a equipe multidisciplinar (Nutrólogo, Gastroenterologista e Psicólogo) para avaliar a adequada resposta e adesão ao procedimento. O médico responsável pela colocação do balão fará avaliações periódicas para certificação de que o dispositivo está adequado, evitando, dessa forma, possíveis complicações inerentes ao método. Vale lembrar que a equipe que fará o seguimento do caso deve ter conhecimento do método utilizado.

8. No caso de intolerância ao método, como proceder?

Durante todo o preparo do paciente, antes mesmo da colocação do dispositivo, a equipe informará os principais efeitos adversos ao método e como proceder caso ocorram. Será disponibilizado um número de contato e orientações para onde o paciente deverá se dirigir caso ocorra.

Para maiores informações sobre o método, entre em contato com a equipe da iGastroProcto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?