Nódulos no fígado

Os nódulos no fígado são massas encontradas no órgão e podem ser malignos ou benignos. Para que seja estabelecido o diagnóstico exato é importante que o paciente passe por uma consulta com o Gastro e que seja estabelecido o tipo e a localização desses nódulos hepáticos, podendo assim, iniciar o tratamento da doença.

Dentre os tipos que atingem o fígado, destacam-se os hemangiomas, a hiperplasia nodular focal (HNF) e os adenomas.

Na maioria dos casos, o nódulo no fígado é benigno e não é grave, sendo comum que sejam descobertos acidentalmente em exames de rotina; é caracterizado por não ser capaz de se disseminar para outras regiões do organismo.

Alguns aspectos importantes devem ser observados quando o paciente apresenta um nódulo hepático, são eles: verificar se é uma lesão recente ou antiga, determinar se existe a possibilidade de se tratar de tumor maligno, determinar as características radiológicas do nódulo com o objetivo de elucidar o diagnóstico e direcionar a estratégia de tratamento.

Geralmente, eles não causam sintomas, embora possam provocar dor abdominal e alterações digestivas quando crescem demais ou sofrem alguma ruptura.

➡ Quando os sinais e sintomas aparecem, eles podem incluir:
🔹 Perda de peso sem razão aparente
🔹 Perda de apetite
🔹 Dor abdominal superior
🔹 Náusea e vômito
🔹 Fraqueza geral e fadiga
🔹 Inchaço abdominal
🔹 Descoloração amarela da pele e do branco dos olhos (icterícia)
🔹 Fezes brancas e calcárias

O tratamento é a cirurgia de ressecção hepática, que pode ser feita por via aberta ou de modo pouco invasivo – via laparoscópica. O transplante de fígado pode ser uma opção em casos de tumores irressecáveis e em doentes com múltiplos adenomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 pensamentos em “Nódulos no fígado”

Precisa de ajuda?