Entretanto, a alimentação e o estilo de vida também causam grande impacto em pacientes com predisposição para o problema.
A prisão de ventre normalmente é causada pelo consumo excessivo de açúcares, gorduras e alimentos industrializados, mas também pode ser consequência da falta de atividade física e do uso prolongado de medicamentos, tais como: laxantes e antidepressivos.
Os alimentos que ajudam a combater a prisão de ventre são aqueles ricos em fibras, tais como: cereais integrais, frutas com casca e legumes crus. Além das fibras, a água também é importante no tratamento da prisão de ventre, porque ajuda na formação do bolo fecal e facilita a passagem das fezes ao longo do intestino.
Os principais alimentos que ajudam a combater a prisão de ventre, são: Frutas frescas: laranja, mexerica com bagaço, mamão, figo, ameixa, manga, kiwi, abacaxi, uva, entre outras. Frutas secas: ameixa preta, damasco, figo seco, uva passa. Cereais integrais: farelo de aveia ou de trigo, gérmen de trigo, linhaça, pão integral, arroz integral. Leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico, soja. Hortaliças: berinjela, brócolis, vagem, aspargo, alcachofra e verduras, preferencialmente cruas, tais como: chicória (escarola), alface, rúcula.
A mastigação correta também desempenha um papel fundamental para o bom funcionamento do intestino, bem como todas as funções orgânicas.
Introdução: A colonoscopia é um exame amplamente utilizado para rastreamento, diagnóstico e prevenção do câncer colorretal. Após a realização de uma colonoscopia […]
Introdução: A incontinência fecal é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, muitas vezes provocando constrangimento e isolamento. […]