A hérnia de hiato é uma condição que surge com muita frequência na população. Muitos possuem conhecidos com o tal diagnóstico “hérnia”. Mas, será que você conhece realmente sobre o assunto? Para entender, leia abaixo:
1) O que é?
Resposta: É a migração(ou deslizamento) de órgãos da cavidade abdominal por um orifício, localizado no músculo diafragma, aquele responsável pela nossa respiração (o órgão mais comum é o estômago).
2) Como é classificada?
Resposta: Essa desordem é classificada em 4 tipos, a depender de como migra o estômago e se
outros órgãos migram junto com o estômago.
3) Qual o tipo mais comum?
Resposta: Em 95% das vezes, a forma mais comum é a migração ou deslizamento somente de
parte do estômago.
4) Qual a causa disso?
Resposta: Não se sabe ao certo, mas especula-se que esteja relacionado à malformação
congênita ou traumas.
5) O que posso sentir?
Resposta: Na grande parte dos casos, as hérnias são pequenas e não provocam sintomas.
Muitas pessoas a possui e não sentem nada. Poucas vezes, podem dar sintomas da doença do refluxo gastroesofágico como: queimação ou “azia” no peito ou no estômago, refluxo ácido até a boca, entalos, enjôo, vômitos, sensação de “cheiura” no estômago, dor no peito, sangramento pela boca, dificuldade para respirar (quando a hérnia é muito grande).
6) Como se detecta esse problema?
Resposta: O problema é detectado, muitas vezes, quando realizamos algum exame de
endoscopia digestiva alta, manometria do esôfago, radiografia com contraste.
7) Qual o tratamento?
Resposta: O deslizamento do estômago para cima (na região do peito), falicita o surgimento da Doença do Refluxo Gastroesofágico (já comentei sobre essa doença em outro artigo!). Na grande maioria das vezes, não há tratamento da hérnia de hiato quando não há sintomas. E quando há sintomas, recomenda-se tratar a Doença do Refluxo Gastroesofágico. A cirurgia para correção da hérnia é recomendada para alguns casos, como por exemplo, em hérnias muito grandes que promovem muitos sintomas e prejudicam a alimentação, respiração, e em sagramentos, perfuração e rotação acentuada do estômago.
Matéria elaborada pelo Dr. Rafael Lima Kahwage. Médico gastroenterologista pela
Federação Brasileira de Gastroenterologia e membro associado a Rome Foundation.
3 pensamentos em “Hérnia de Hiato”
Essa doença pode dar alteraçao no FAN ,o meu é alterarado 640?
Não há relação de FAN alterado com hérnia de hiato. Você deve seguir com um reumatologista para lhe ajudar com o resultado do FAN.
A hérnia de hiato é um conceito médico onde consideramos o limite mínimo um deslizamento mínimo de 2 cm do estômago para o peito como a presença da hérnia. A hérnia é assintomática em 60% dos casos. Se indicada a cirurgia corrige o defeito e a mesma é realizada por videolaparoscopia com baixa taxa de complicação e rápida recuperação.