O termo médico hepatite significa inflamação do fígado. Essa inflamação pode ter diversas causas como vírus (Vírus da Hepatite A, B, C, D, E), álcool, medicações, “gordura no fígado”…
Quando o fígado sofre um dano por qualquer causa que seja e esse dano não é resolvido, a inflamação no órgão se mantém, podendo levar à cirrose hepática.
Costumo dizer aos meus pacientes que a cirrose hepática é um estágio avançado da agressão ao fígado, quando ele diminui de tamanho e fica cheio de nodulações como se criassem “quelóides”. Isso acontece porque qualquer órgão do corpo humano, quando sofre um dano, necessita “cicatrizar” e isso não é diferente com o nosso fígado. Nesse estágio, o funcionamento do fígado é deficiente, podendo causar diversas complicações na saúde da pessoa, como ascite (“barrida d’água”) e infecções, encefalopatia (confusão mental e sonolência), varizes em órgãos internos como o esôfago e estômago (que podem sangrar!), câncer no fígado, etc.
Queremos sempre prevenir de chegar nesse estágio, tratando a causa da inflamação do fígado e trazer novamente saúde à todos. Portanto, na suspeita de algum problema no fígado consulte um hepatologista.
Matéria elaborada pelo Dr. Rafael Lima Kahwage. Médico gastroenterologista pela Federação Brasileira de Gastroenterologia e membro associado a Rome Foundation.
Um pensamento em “Hepatites”
I have been reading out many of your posts and i can claim nice stuff. I will make sure to bookmark your blog.