A bactéria Helicobacter pylori é mais comum do que se imagina: estima-se que em torno de 50 a 60% da população mundial tenha esse bichinho vivendo dentro do estômago. Ele entra no corpo por meio de alimentos contaminados e, em alguns casos, pode contribuir para o desenvolvimento de câncer nessa região.
▫
Lembrando que o câncer de estômago está associado a diversos fatores ambientais e a dieta inadequada talvez seja o mais conhecido. Mas a contaminação pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) também pode aumentar o risco de aparecimento desse tumor
▫
A infecção ocorre principalmente pela água e alimentos contaminados, pela falta de higiene e pelo contato com vômito ou fezes de pessoas que têm a bactéria. Dentro do organismo, ela se instala no estômago e pode causar gastrite e úlceras.
▫
A H. pylori é classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um agente cancerígeno. No entanto, é importante ressaltar que ter a bactéria no estômago não significa necessariamente que a pessoa terá câncer.
▫
A H. Pylori é uma bactéria que está presente no estômago de mais de 40% da população. Em 90% dos casos, ela provoca só uma sensação de barriga estufada, como quando a comida não cai bem.
▫
Entretanto, é importante proceder o tratamento quando for descoberta.
▫
Se você tem dores estomacais constantes ou qualquer dos sintomas citados neste post, procure o gastro.
▫
👨⚕ iGastroProcto
🎯 Rua Antônio Chiericato, 150 – Ribeirão Preto – SP
☎ (16) 3441-9225 – (16) 3421-6294
📲 (16) 98133-2247 – Whatsapp