Endoscopia Digestiva Alta

Imagem ilustrativa demonstrando o tubo de endoscopia analisando diversos órgãos.

A endoscopia digestiva alta é um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado). Ela é feita usando um tubo flexível (endoscópio) que tem na ponta um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo como uma câmera.

Apesar de provocar preocupação em muitas pessoas, a endoscopia é um exame indolor e extremamente útil para identificar diversos problemas de saúde, tais como: intolerância à glúten, gastrite, esofagite, colite, refluxo, varizes sangrantes, câncer no estômago e úlceras.

O exame também é indicado para a pesquisa de Helicobacter pylori, mais conhecida simplesmente como H. pylori, bactéria responsável pela maioria das úlceras gástricas e que também pode causar tumores de estômago.

Além de diagnosticar e avaliar, a endoscopia pode ser utilizada com fins terapêuticos; pode servir para, por exemplo, retirar algum cálculo biliar que esteja dificultando a ação da bile, retirar pólipos, inserção de próteses, alargamento do tubo digestivo ou mesmo o tratamento de varizes no esôfago e estômago.


👨‍⚕ iGastroProcto
📲 (16) 98133-2247 – Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?