O nome é um pouco complicado, mas a Retocolite Ulcerativa ou colite, é uma doença inflamatória intestinal (DII) crônica não contagiosa, que acomete somente o cólon (intestino grosso), especialmente sua parte final. Provoca diarreia, dor abdominal e sangramento nas fezes.
Assim como na Doença de Crohn, pessoas com Retocolite Ulcerativa são geneticamente predispostas, com cólon inflamado e com úlceras.
A colite ulcerativa afeta apenas a camada mais superficial do cólon, enquanto a doença de Crohn pode afetar toda a espessura da parede intestinal.
Se o seu sistema imunológico confunde alimentos ou outros materiais com invasores; feridas ou úlceras se desenvolvem no revestimento do cólon.
Se você tiver movimentos intestinais frequentes e urgentes, dor com diarreia, sangue nas fezes ou cólicas abdominais, procure o Gastro.
O exame mais importante para o diagnóstico é a colonoscopia com coleta de biópsias das áreas inflamadas. Outros exames como: sangue, fezes, assim como tomografia e ressonância magnética do abdome também podem ser úteis.
O diagnóstico precoce é fundamental! Em casos graves, o tratamento da colite ulcerosa pode envolver cirurgia para remover o cólon.