A apendicite acontece quando há uma inflamação aguda do apêndice, causada geralmente pela retenção de gordura ou restos fecais, ou ainda como resultado de infecções gastrointestinais de origem viral ou bacteriana.
▫
O apêndice é um pequeno órgão em forma de tubo que pende do intestino grosso, que atua como defesa contra infecções locais. Essa utilidade, contudo, não chega a ser significativa para o organismo.
▫
Na maioria dos casos, esse problema acontece em função de uma obstrução em sua saída, provocada por fezes (fecalito), gordura, verme, tumor, entre outros. Mas ela também pode ser decorrente de infecções no trato gastrointestinal, provocadas por vírus.
▫
É muito importante identificar os sintomas iniciais da apendicite, porque essa inflamação evolui muito rapidamente; em 72 horas, pode estar em seus estágios mais avançados de infecção, podendo levar a sua perfuração ou grande formação de bloqueio por alças intestinais.
▫
O sintoma mais característico da apendicite é a dor abdominal. Ela se manifesta inicialmente na região central e posteriormente se localiza do lado direito inferior do abdômen.
▫
Trata-se de uma sensação dolorosa muito pontual, contínua e de baixa intensidade, mas aumenta conforme o tempo passa.
▫
👉 Sintomas:
🔸 Dor abdominal constante na região do umbigo
🔸 Inchaço abdominal
🔸 Dificuldade em mexer a perna direita
🔸 Febre baixa
🔸 Vômito
🔸 Náusea;⠀
🔸 Vômitos;⠀
🔸 Apetite reduzido;
▫
Na dúvida, consulte com um gastroenterologista.